novembro 29, 2015 | 0 |
A Plataforma Online de envio de mensagens de SMS & Whatsapp SMSIDEAL, agora possui mais uma exclusiva ferramenta como parte de seu sistema, A Opt-in!
Se você ou seu cliente envia newslettes ou mensagens promocionais, certamente já devem ter ouvido falar da importância do opt-in. Mas afinal, o que é isso?
Em resumo, opt-in significa a expressão da vontade de um usuário de internet ou mobile, afastando-se sua presunção de aceite pelo silêncio.
Em detalhes, opt in corresponde ao conjunto de regras segundo as quais as mensagens de marketing ou de caráter comercial só são enviadas para aqueles que expressem, prévia e explicitamente, o seu consentimento. Desta forma uma mesma mensagem é enviada para todos os indivíduos que concordaram ou que manifestaram interesse em receberem informações sobre um produto ou serviço de uma empresa ou organização. O usuário manifesta sua concordância através do preenchimento de uma caixa de verificação (check box). Ao fazê-lo indica ao gestor da base de dados daquela empresa ou organização que gostaria de ser informado acerca das novidades, informações e campanhas promovidas. As regras definidas pelo opt-in estabelecem o envio de mensagens, via internet ou mobile, apenas para aqueles que expressamente o tenham solicitado.
O opt-in é o termo empregado para as regras de envio de SMS e Whatsapp que definem que é proibido mandar SMS ou Whatsapp marketing sem a concordância prévia por parte do destinatário. Todas as empresas que utilizam o SMS Marketing como ferramenta de marketing para se comunicarem com seus clientes, precisam preocupar-se com a forma com que estão inserindo os contatos em suas listas. O armazenamento dos dados cadastrais dos usuários garantem o respaldo legal necessário para assegurar que não estão enviando Spam.
E como o SmsIDEAL é um projeto que visa atender todas as possíveis necessidades frente ao Marketing Mobile, não poderíamos deixar de atender as possibilidades existentes de se obter a inclusão de contatos por interesse, assim, a ferramenta Opt-in fora incluída à plataforma online de envio e recebimento de mensagens de sms e de whatsapp, e então, apartir desse momento, os licenciados, possuem a capacidade de oferecer a seus clientes e usuários a ferramenta opt-in, bastando apenas habilitar tal função no painel de edição de perfil dos usuários já existentes.
Para habilitar a ferramenta Opt-in para os usuários, o administrador deve seguir os passos:
1 – Acessar a plataforma pelo Painel administrativo.
2 – Acessar o Menu Clientes -> Visualizar Clientes -> Perfil -> Editar Perfil
Após Habilitado a Função Opt-in para o usuário, o mesmo ao acessar seu painel, já terá acesso ao novo Menu!
Para Acessar o Menu Opt-in,
1 – Acessar a Plataforma pelo Painel de Usuário / Cliente
2 – Acessar o Menu Extras
3 – Acessar o Menu Opt-in
Para Criar uma Lista com Regras de Opt-in, basta acessar o Menu “Adicionar Opt-in”.
Criando as Regras
1 – Adicione o Nome da Sua Lista Opt-In,
Exemplo: Lista de Interessados ao Produto SMSIDEAL
2 -Adicione a palavra Chave, “o qual seus contatos, deverão disparar para se inscrever à sua lista”
Exemplo: SMSIDEAL
Observação: "A Palavra chave pode ser escrita em Maiúsculo ou Minúsculo, não faz diferença."
3 – Adicione a Resposta Automática, o qual a plataforma irá disparar para o contato que efetuar o cadastro Opt-in, esta mensagem automática, deverá ser Escrita para SMS e para Whatsapp, podendo ser diferentes uma da outra.
Exemplo: SMSIDEAL Seja Muito Bem Vindo! Obrigado por se cadastrar em nossa newsletter!
4 – Selecione o modo de Resposta Automática do SMS
Modos disponíveis: TEXTO / FLASH
5 – Você ainda poderá escolher no Conteúdo da Resposta Automática via Whatsapp se deseja ou não incluir um contato no conteúdo da resposta.
Visualizando as listas Opt-in Criadas
Visualizando pelo menu Opt-in
Visualizando pelo menu Contatos -> Lista de Contatos
Editando a Lista de Opt-in
Para Editar as Regras da Lista de Opt-in, deverá exclusivamente usar o Botão Editar no menu Opt-in
Lembramos ainda que, o Usuário / Cliente, poderá ainda contar com o funcionamento da Ferramenta: “Resposta Automática”, Simultaneamente com as listas de Opt-in, sendo tão somente aplicadas as mensagens recebidas que não contem a ou as palavras chaves pré determinadas em nossas configurações.
Observações Importantes:
1 - A Integração de Opt-in via SMS é automática e direta, sendo a resposta aplicada de imediato a recepção do cadastro.
2 - A Integração de Opt-in via Whatsapp é Automática, porém depende da conexão dos canais vinculados aos servidores do whatsapp para receber as mensagens, e então somente após, encaminhar a resposta de inscrição.
O que fazer para acelerar a recepção e Resposta sobre as inscrições?
Se Administrador: verificar Canais e Retornos.
Se Usuário / Cliente: Capturar Retornos.
Em breve Estaremos incluindo um Vídeo Tutorial esboçando todos os já citados.