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junho 18, 2016 0

31 Dicas para utilização do SMS como ferramenta de COMUNICAÇÃO e MOBILE MARKETING

Características da Comunicação SMS

O Baixo investimento e a eficácia da tecnologia SMS, se adequadamente aplicada, poderá contribuir enormemente em relação a outras formas de uso das informações para seu negócio.

Veja abaixo algumas dicas de como utilizar o SMS:

  1. LEMBRETE – Muitos atrasos no pagamento de faturas se dão por esquecimento. Envie um SMS no dia anterior ao vencimento, para seu cliente, lembrando-o do compromisso e evite processos burocráticos de cobrança.

    “Sr. Carlos, a fatura do seu cartão VISA final 1020, com vencimento dia 07/01, valor R$ 745,32 já está disponível para pagamento”

  2. Solicitação de contato – Reduza custos com ligações ativas. Envie SMS para sua carteira de cobrança, gerando demandas receptivas e obtendo maior sucesso nas negociações.

    “Sr. Paulo, favor entrar em contato conosco pelo 0800 728 2828, necessitamos falar Urgente com o Sr., assunto de seu interesse. SeuBanco.com”

  3. Confirmação de pagamento – Mantenha seu cliente informado sobre as transações com sua empresa. Envie SMS confirmando os pagamentos efetivados, proporcionando tranqüilidade e segurança nas negociações com sua empresa.

    “Sr. Gabriel, o pagamento de sua fatura no valor de R$750,00 em 12/12 está confirmado. EMPRESA”

  4. Aviso de débitos – Evite processos judiciais desgastantes. Envie SMS para seu cliente informando a existência de débito em aberto, incentivando o pagamento para a regularização da situação do cliente.

    “Sr. Sérgio, consta em aberto, desde 01/12, débito no valor de R$550,00. Para negociar, ligue 0800 xxx xxxx. EmpresaHexa.”

  5. Linha digitável – Simplifique a vida de seu cliente e reduza custos com impressão e distribuição de boletos. Envie SMS com a linha digitável.

    “EmpresaHexa informa: fatura de R$350,00, vencimento em 10/12. Segue código de barras para pagar: 1234567890-1 1234567890-2 1234567890-3 1234567890-4”

  6. Aviso de Suspensão de Serviços – Alerte seu cliente sobre a suspensão de serviços prestados por sua empresa. Envie SMS incentivando o pagamento para evitar constrangimentos e transtornos causados por esta situação.

    “Sr. Carlos, suas faturas de 07/12 e 08/12 encontram-se em aberto. Para evitar a suspensão dos serviços entre em contato pelo 0800 xxx xxxx.”

  7. Movimentações – Ajude o cliente a manter controle das movimentações de débito/crédito em seu cartão. Envie SMS informando os dados da movimentação realizada, assim, o cliente poderá identificar ações que caracterizem fraude no uso do cartão.

    “Sr. Carlos, compra na EmpresaHexa.com, cartão final 1415, em 23/10, às 17:50, valor: R$234,00. Caso não reconheça, entrar em contato com SeuBanco.com”

  8. Pontuação – Informe ao cliente sobre os pontos ou prêmios disponíveis em programas de fidelidade. Envie SMS incentivando o uso do cartão ou a venda de produtos.

    “EmpresaHexa informa: você possui 10.000 pontos disponíveis para resgate. Verifique promoções no site www.empresahexa.com.”

  9. Serviços Interrompidos – Possibilitar que seu cliente envie um SMS gratuitamente, avisando sobre problemas no serviço prestado, diminui as chamadas no call Center evitando a necessidade de uma grande equipe para tais atendimentos.

    “Sr. Carlos, envie gratuitamente NET ( “NET B324Yr” ) seguido de seu número de contrato para 20800 em caso de falta de conexão de dados. EmpresaHexa”

    “Identificado rompimento de cabo de comunicação que atende a sua região. Equipe técnica já está no local. Previsão de 3h para religamento. EmpresaHexa”

    “Sr. Carlos, Conexão de dados já foi restabelecida na sua região. Caso ainda esteja sem conexão, responda gratuitamente, NÃO, que entraremos em contato. EmpresaHexa”

  10. Catálogo – Insira um código em seu anúncio de produtos, imóveis, concessionárias, para que o cliente envie por SMS e receba mais detalhes sobre o produto ou serviço. Imobiliárias poderão colocar na placa do imóvel à venda ou para aluguel o código do catálogo “IMV56234”.

    “IMOVEL IMV56234: 3 dorm, 2 suites, cozinha com armário, banheiro social, 1 vaga na garagem, 150m2. Seu corretor: Antonio Silva.”

  11. Confirmação de compra – Promova uma maior proximidade na relação com o cliente. Envie por SMS a confirmação de compra on-line, isso proporcionará maior segurança o que fará com que o cliente compre outras vezes.

    “Sra. Roberta, sua compra no valor de R$350,00 foi confirmada. Detalhes sobre o pedido acesse www.empresahexa.com.”

  12. Login e senha – Possibilite ao seu cliente ter os dados de acesso on-line sempre à mão, quando ele for realizar uma nova compra. Envie SMS com login e senha para que ele possa utilizá-lo sempre que necessário.

    “Sr. José, segue informações de acesso em www.empresahexa.com. Usuário: seuemail@com.br / Senha: 3645.”

  13. Pesquisa de satisfação – Saiba a opinião relacionada ao seu serviço, produto ou que você quiser diretamente com a pessoa que realizou a compra de forma extremamente simples. Demonstre seu interesse em como melhorar os processos para um melhor relacionamento com seus clientes.

    “Gostaríamos de avaliar nosso atendimento, responda gratuitamente: (1)bom (2)regular (3)ruim. EmpresaHexa agradece.”

  14. Envio de dicas úteis – Envie SMS informando ao cliente dicas úteis relacionadas ao produto ou serviço adquirido.

    “Evite custos adicionais realizando as manutenções periódicas descritas no manual de seu veículo. Informações ligue 0800 xxx xxxx.”

    “Sua viagem ao Nordeste está chegando. Na praia utilize protetor solar, evite tomar sol entre 10h e 16h e curta a praia com saúde.”

    “Sua viagem está se aproximando, dia 29/10 às 18:30, evite transtornos chegando com 1h de antecedência no aeroporto para realizar o check-in.”

  15. Acompanhamento de Pedidos – Mantenha o cliente informado durante o atendimento de um pedido. Enviar SMS sobre o status do pedido para que o mesmo possa acompanhar o processo o deixará mais seguro e tranqüilo em relação à sua empresa , isso contribuirá para que ele retorne para compras futuras.

    “Sr. Carlos, seu pedido está autorizado com previsão de entrega em até 72 horas. Melhores informações EmpresaHexa.com.”

    “Sr. Carlos, confirmada a entrega de seu pedido para amanhã 10/09 (período da manhã), no endereço informado no momento da compra. EmpresaHexa.com.”

  16. Incentivo a venda – Envie SMS ao colaborador informando sobre uma promoção relâmpago. Isso poderá gerar um amento das vendas apresentando resultados surpreendentes.

    “Caro colaborador, aproveite a chance para fechar bons negócios. Só esta semana, 05/11 a 9/11, Empréstimo PJ a 3% ao mês. SeuBanco.com.”

  17. Convocações Específicas – Convoque toda a equipe ou colabores individualmente para comparecimento em algum departamento, reuniões ou treinamentos.

    “Renato, favor comparecer no CT para sanar pendências do Treinamento de Qualidade. Procurar por Roberta. Não falte! EmpresaHexa.”

  18. Monitoramento de servidor – Mantenha vigilância constante sobre servidores de dados. É possível disparar SMS a qualquer hora do dia direto de seu sistema de monitoramento, com uma informação ágil, no momento em que o problema ocorre, é possível uma correção mais rápida e eficaz.

    “Alerta EH321: verificar servidor winFS1234, comunicação de dados interrompida. EmpresaHexa. com.”

  19. Confirmação de presença para entrega de Pedido – Pergunte ao seu cliente se ele estará em casa para recebimento do pedido. O envio de SMS confirmando sua presença possibilita que retorne um SMS avisando sua disponibilidade. Esta ação reduz custos com deslocamento desnecessário.

    “Sr. Carlos, a entrega do seu produto está confirmada para as 16h. Responda gratuitamente (sim) ou (não) para confirmar o recebimento do seu produto. EmpresaHexa.com”

  20. Datas Comemorativas – Envie SMS para o Aluno informando sobre datas comemorativas tais como: aniversário, Páscoa, Natal, Ano Novo. Ações como esta aumentará a fidelidade e a proximidade do aluno com a instituição de ensino.

    “João, desejamos a você boas festas e um feliz ano novo. São os votos de UniFic.com.”

  21. Eventos especiais – O envio de SMS no dia e algumas horas antes de um evento, palestra ou reunião, proporcionará uma maior integração do aluno às atividades da instituição de ensino bem como uma maior agilidade no processo de divulgação.

    “Pablo, a palestra sobre Marketing será ás 19:30 no anfiteatro. Contamos com sua presença. UniFic.com.”

  22. Autorizações para atividade extraclasse – Além das autorizações comumente solicitadas para atividades extraclasse, informe também por meio de SMS aos pais.

    “Prezado Silvio. Passeio EcoTur no Parque do Sabiá, dia 17/08. Responda gratuitamente SIM ou NÃO para autorizar a ida de seu filho. EscolaPasso1.”

  23. Entrada e saída de alunos – Crie um diferencial na sua empresa instalando catracas com leitores biométricos ou por cartão que envie SMS para os pais quando houver uma movimentação do aluno. Esta ação deixará os pais mais informados quanto à entrada ou saída de seus filhos na escola.

    “EscolaPasso1 informa: entrada Carla Silva às 14:00 pelo portão principal.”

  24. Reunião de Pais – Incentive a presença dos pais nas reuniões escolares participando ativamente da vida escolar dos filhos.

    “Sr. Carlos, reunião de pais dia 13/10 às 18:30. Participe da vida escolar de seu filho. Contamos com a sua presença. EscolaPasso1.”

  25. Comunique a ausência de aluno – Envie SMS aos pais comunicando que a escola sentiu a falta do aluno. Esta ação demonstrará interesse e preocupação com a educação dos alunos.

    “Sr. Roberto. Não registramos a presença de seu filho em 12/09, é importante a presença nas aulas para não perder conteúdo disciplinar. EscolaPasso1.”

  26. Resultado – Faça parte em um dos momentos únicos da vida de um estudante, envie por SMS informando que ele passou no processo de seleção de sua Instituição de Ensino, isso o marcará para sempre e ainda mostrará para todos os que estiverem ao seu redor.

    “Marcos, PARABÉNS! Você agora é “BIXO” em física na UniFic.”

  27. Resultado – Envie SMS aos colaboradores de sua empresa informando o desempenho diário nas vendas. Esta ação manterá os vendedores motivados a atingirem suas metas elevando as vendas de produtos.

    “Parabéns Carlos, você já atingiu 75% de sua meta para agosto. Faltam apenas 4 vendas de R$1.000,00 para fechar. Confiamos no seu trabalho. EmpresaHexa.”

  28. Recrutamento e seleção – A comunicação de seus processos seletivos poderá ser enviada por SMS. Esta ação reduz custos com ligações e tempo na busca de candidatos realmente interessados na vaga.

    “Vagas abertas para profissionais no setor de Vendas. Interessados devem enviar SIM para 29400 ou ligue 0800 xxx xxxx. EmpresaTH.”

  29. Confirmação de Consulta – Reduza o absenteísmo confirmando um dia antes, por SMS, a presença dos pacientes em suas consultas agendadas. Esta ação permite realocar equipes e equipamentos evitando ociosidade da estrutura por ausência do paciente.

    “Maria, sua consulta está agendada para dia 15/10 às 16h. Responda SIM para confirmar sua presença ou NÃO para cancelar. ClínicaSaúde.”

  30. Pesquisa de Satisfação Pós Consulta – Envie SMS perguntando ao cliente sobre a satisfação no atendimento de sua clínica. Esta ação demonstrará sua preocupação em atendê-lo melhor e ele poderá expressar sua opinião sobre o serviço prestado retornando um SMS.

    “Sra. Ana, Gostaríamos de saber como foi nosso atendimento em sua consulta. Responda, gratuitamente: 1-bom, 2-regular, 3-ruim. ClínicaSaúde.”

  31. Doações de Sangue – Há uma grande dificuldade dos hemocentros em concentrar grandes quantidade de sangue para atender a demanda diária. Envie SMS alertando sobre a necessidade de algum de tipo específico de sangue.

    “Doadores O+. Ajude-nos a salvar uma vida. Precisamos que você compareça ao hemocentro e doe sangue. ClínicaSaúde.”

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